Prometeu e Pandora

10/11/2005

Katrina's blues

Katrina's blues

A Esther falou sobre "Strange fruits", da Billie, e fiquei pensando nas várias vezes que tenho ouvido as pessoas comentando, espantadas, sobre a pobreza e a negritude do Sul dos EUA, mostradas após o furacão Katrina. Acontece que o sul do país do Bush nunca foi uma maravilha social. A abolição da escravatura, não muito diferente da nossa, só levou o pessoal dos campos de algodão para as cozinhas, as garagens, os jardins da gente rica. Triste é ver essa verdade sendo mostrada assim, de modo a se perceber que as pessoas pobres ficaram mais pobres, mais humilhadas. Dá vontade de rir quando vejo atores como Julia Roberts e vários outros fazendo visitas, pegando as crianças no colo, etc. Ela merecia outro Oscar por essa brilhante atuação. A única, aliás. Como alguém que ganha vinte milhões de dólares pode ter coragem de abraçar aquele que vive de biscate e achar que isso basta? Parece os nossos políticos.
Tirando essas coisas ruins e sem sentido, a região do delta do Mississipi é absurdamente linda. E fez gente ficar forte e compor músicas incríveis.
Tem um blues perfeito sobre isso. Aliás, tem blues perfeito para tudo. Mas esse é "Back water blues" e fala precisamente das cheias do Mississipi e da dor de abandonar a casa, de "subir o morro". Como "Strange fruits", dói até a alma.


 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com